UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

08/10/2007 - 21h47

"Manhunt 2" é banido de novo no Reino Unido

da Redação
Mesmo diminuindo a violência, "Manhunt 2" foi novamente rejeitado pelo BBFC, órgão inglês que classifica filmes, livros e games por faixa etária no Reino Unido. Sem ganhar classificação, o game não pode ser vendido na região.

A primeira rejeição aconteceu em junho, quando a versão original do game foi enviada ao órgão para análise. Devido ao nível de violência perturbadora, foi negada uma classificação para o jogo da Rockstar.

Por causa disso, a empresa trabalhou numa versão com conteúdo atenuado, mas as modificações foram insuficientes na visão do órgão. "Reconhecemos que a distribuidora fez mudanças no jogo, mas não as consideramos suficientes para extinguir nossas preocupações sobre a versão original", disse David Cooke, diretor da BBFC.

"O impacto das revisões sobre a frieza e a crueldade de tom, ou a natureza essencial da mecânica de jogo, é claramente insuficiente. Houve uma redução do detalhe visual em algumas das matanças por execuções, mas outras ainda mantém a natureza visceral e casualmente sadista do original".

"Fizemos sugestões para futuras mudanças para o game, mas a distribuidora escolheu não fazê-las, e o resultado é que tivemos que rejeitar o game nas duas plataformas [PlayStation 2 e Wii]. A decisão de apelar ou não está com a distribuidora".

A Rockstar, por sua vez, disse em nota que a decisão é um "retrocesso": "Vamos continuar a apelando contra a decisão da British Board of Film Classification (BBFC) em negar à versão editada de 'Manhunt 2' a certificação 18+ [para maiores de 18 anos], que, com isso, baniu o lançamento no Reino Unido. As mudanças necessárias para poder publicar o jogo na Grã-Bretanha são inaceitáveis para nós e representam um retrocesso para os videogames".

"A BBFC permite aos adultos a liberdade de decidirem por eles mesmos quando se trata de horror em filmes e pensamos que adultos deveriam, similarmente, ter permissão para decidir por eles mesmos quando se trata em horror em videogames, como é o caso de 'Manhunt 2'", concluiu.

Nos Estados Unidos, a edição original recebeu a classificação "adults only", somente para adultos, impedindo sua publicação - a Nintendo e a Sony disseram que não permitem jogos com essa classificação em seus consoles. Depois de baixado o tom, a nova edição recebeu a classificação "mature", para maiores de 17 anos pelo ESRB, órgão que classifica os jogos no território americano.

Somente alguns países, como a Holanda, aceitaram a versão "sem cortes".
Mais
"Manhunt 2" causa polêmica também entre leitores do UOL
Holanda terá versão 'sem cortes' de "Manhunt 2"
Reclassificação etária de "Manhunt 2" gera polêmica
Modificado, violento "Manhunt 2" será lançado nos EUA
Rockstar apela contra proibição de "Manhunt 2" no Reino Unido
"Manhunt 2" é banido do Reino Unido

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host